Dark mode
Light mode
21 Fev 24
2 min

Gratidão

Uma breve reflexão sobre o porquê é importante sermos gratos.

Epíteto, filósofo e escravo romano, dizia:

Seja grato. Pratique assumir uma atitude grata diante da vida e você será feliz. Se você enxerga tudo de uma perspectiva mais ampla e compreende a utilidade das coisas que acontecem, é natural que dê graças ao Supremo por tudo o que ocorre no mundo.Epíteto

Quando olhamos para a História, vemos pessoas que tinham todo tipo de debilidade, limitações, e sofreram todo tipo de perda.

O que esses homens e mulheres nos ensinam é que, se um ser humano foi capaz de fazer isso, é porque essa capacidade está dentro de todo ser humano, pois todos compartilhamos da mesma condição humana.

A atitude de gratidão nos tira, mesmo que seja por um instante, das preocupações do futuro – e nos coloca no agora, combatendo a ansiedade.

Ela traz a força e a energia daquilo que fomos capazes de realizar, conquistar e superar, no passado, para combater os problemas e dificuldades que se apresentam à nossa frente, no momento presente.

Ao olhar para trás e perceber o quanto avançamos, apesar das dificuldades, adquirimos mais confiança na vida. Vemos que as perdas, por mais dolorosas que sejam, fazem parte de uma inteligência maior, que nos proporciona exatamente aquilo que precisamos para crescermos como seres humanos.

Quando percebemos isso, somos gratos à vida. Deixamos de lado as dores do passado, e deixamos de ter expectativas de que os acontecimentos sejam diferentes daquilo que a vida escolheu nos trazer.

A vida é mais sábia que nós.

Agradecimentos
Foto de capa de Debby Hudson na Unsplash

Compartilhe

Foto de Thiago sorrindo

Autor

Thiago Rossener

Desenvolvedor front-end, filósofo e espiritualista

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assinando minha newsletter você fica sabendo sempre que eu publicar algo novo, prometo que vai ser só isso.

Comentários