O que esperar deste blog em 2020

Eis o plano, caso deseje visitar este site regularmente.

Featured image

Introdução

Fala aí, beleza? 2020 já começou faz um mês e desde então tive poucas oportunidades de escrever sobre o que realmente interessa aqui no blog. Vide o último artigo em que contei como foi meu ano de 2019, e foi tudo o que escrevi até então.

Ano passado eu tinha uma meta de escrever por aqui toda semana, o que se provou bastante difícil de cumprir dado o trabalho, as correrias do dia-a-dia, as mudanças, viagens, a Netflix, o Pokémon Shield… enfim, vocês sabem como é.

Esse ano quero fazer algo diferente e realmente me comprometer a produzir conteúdo de qualidade e relevante para vocês. Por isso, segue o que planejei para 2020, espero que fique tão animado quanto eu!

2 artigos por mês

Uma das coisas mais difíceis em manter um blog é encontrar um assunto sobre o qual falar, pesquisar a fundo e colocar isso em palavras de forma que a mensagem e o conhecimento sejam realmente transmitidos.

Esse processo consome hoooras, e dá muito trabalho, sério. Porém, tudo isso é muito bem recompensado quando vejo um comentário falando o quanto eu pude ajudar no processo de aprendizado de alguém.

Para tornar isso uma rotina factível, eu mudei um pouquinho a minha meta desse ano, e, ao invés de escrever um post por semana, pretendo escrever um post a cada 15 dias mais ou menos.

Portanto, fique ligado, todo mês deve ter pelo menos 2 artigos novos por aqui.

Conteúdo de todo tipo

Uma das coisas que o Google Analytics me mostrou é que os artigos mais populares são os de tutoriais.

Muitos dos leitores vêm de pesquisas no Google por conta disso, portanto, a ideia é que você veja mais desse tipo de artigo por aqui.

Porém, não quero me limitar a escrever tutoriais, já que existe muito conteúdo sobre isso na Internet. Nesse caso, espere artigos sobre dicas de desenvolvimento, carreira e, por que não, sobre a vida?!

Afinal, nem só de programação vive o homem, e se eu puder ajudar em outras áreas que não sejam técnicas, estou à disposição 😌.

Livros que estou lendo e recomendações

Quem me conhece sabe que todo ano crio uma meta pessoal de ler de 10 a 12 livros no ano. Nos últimos 2 anos consegui atingir esse meu objetivo com sucesso.

Esse hábito transformou a minha vida para melhor, cada novo livro traz seu próprio benefício, seja aguçar a imaginação e melhorar a criatividade, dar uma reviravolta na vida financeira ou reverter todo o mindset em relação a vida, fato é que todo livro sempre ensina algo novo.

No entanto, esse conhecimento fica represado no fundo da minha mente e nunca vê a luz do dia. Para tentar mudar esse cenário, tive a ideia de criar uma seção aqui no blog somente para divulgar os livros que tenho lido.

A ideia dessa nova área vai ser fazer um breve comentário sobre o que achei do conteúdo, sobre o que é o livro, o que eu aprendi com ele e o que você pode aprender se também decidir lê-lo.

Assim, caso você tenha um tempo apertado para leitura e não sabe por onde começar, pode dar uma espiada na minha lista e se inspirar (ou não).

Nota: Ainda não sei bem onde vou colocar ela aqui na página, se no menu lateral ou um numa área que chame mais atenção, mas quando inaugurar prometo que vou contar aqui.

Cursos?

OK, coloquei essa interrogação porque esse assunto é delicado. Umas das minhas metas pessoais para 2020 é publicar 2 cursos na Udemy sobre desenvolvimento front-end.

O desafio está em criar pela primeira vez um curso. Nunca dei aula, no máximo fui monitor de Lógica de Programação na faculdade e foi isso.

Tenho algumas ideias sobre o assunto do curso, mas estou aceitando sugestões, caso se interesse por alguma coisa em específico, deixe aqui nos comentários que prometo considerar.

Conclusão

Como você viu, o ano parece que vai ficar agitado no blog. Estou fazendo tudo isso porque tenho um feedback positivo dos visitantes e isso só me motiva a compartilhar meu conhecimento e escrever mais.

Sou muito grato por cada pessoa que deixou um comentário e que eu pude ajudar ao longo desses poucos artigos que tenho publicado.

Se você é uma dessas pessoas, meu muito obrigado. Espero te ajudar e te ver cada vez mais 😁.