Olá meu caro leitor ou leitora, seja bem-vindx a 2020.
Eu sei, já é quase fevereiro!
Depois de 4 meses sem um conteúdo relevante, decidi escrever esse artigo (que curiosamente também não é relevante 😆).
Ele não vem te ensinar nada de novo no mundo front-end, ou te dar um passo-a-passo de como desenvolver um carousel responsivo com React, esse vai ser um artigo zen.
E caso você esteja interessado sobre o que aconteceu na minha vida neste ano que passou, fique a vontade e siga em frente, caso contrário, te vejo no próximo post (spoiler alert! vou falar sobre o que esperar deste blog em 2020).
Muito bem, pra você que ficou, meu muito obrigado. Começo dizendo as duas palavras que marcaram meu 2019, que foram mudança e crescimento.
Por que "mudança"?
Essa é fácil, eu me mudei 🤷♂️. Já citei por aqui que quebrei a minha startup e estava mudando os rumos da minha carreira, o que aconteceu depois disso é uma história pra outra hora.
Fato é que desde que fechei a Sheeper, estive morando em Taubaté/SP na casa dos meus pais. Meses de pesquisa, aprendizagem, viagens e trabalho depois, hoje estou morando em Erechim/RS.
É uma mudança especial pra mim, porque pela primeira vez me encontro num relacionamento sério, tão sério que me mudei com a namorada (o que muitos podem considerar um casamento).
Essa é a minha maior mudança que tive em 2019, e é muito especial. Já passei por vários curtos relacionamentos e nenhum conseguiu vencer a barreira dos 6 meses. Portanto, estar namorando há mais de 1 ano e morando com a namorada é uma evolução pessoal e tanto pra mim e me sinto muito feliz por poder compartilhar isso.
Por que "crescimento"?
Essa é um pouco mais complicada. Como já citei por aqui também, desde 2017 venho estudando sobre investimentos. 2019 foi o primeiro ano completo em que consegui investir mensalmente em renda variável, hábito que me fez dobrar o patrimônio em pouquíssimo tempo! Recomendo.
Além disso, também foi o primeiro ano completo em que trabalhei somente para a Feral. Eu prometo que vou contar como fui trabalhar para eles um dia.
‘‘Resumo do resumo: A Feral é um estúdio 100% remoto estadunidense de apenas 4 pessoas (incluindo eu). Eu trabalho para eles desde o começo de 2018 como freelancer e recebo em dólar.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a Feral, considero que cresci bastante com esses caras. Em 2019 recebi um aumento de 30% e mais responsabilidades e desafios, como entregar projetos de websites internacionais inteiros sozinho, por exemplo.
Esses são os sites que desenvolvemos no ano passado:
Sendo que nos sites da Otis e da Vokyl trabalhei praticamente sozinho, com base somente no design (que não fui eu que fiz).
Portanto, o crescimento de 2019 foi financeiro e profissional. Não poderia estar mais orgulhoso dessas conquistas 😁.
E o blog?
Vai muito bem, obrigado #sqn
Se tratando de conteúdo, não postei o quanto eu gostaria por aqui e peço perdão por isso. Tem tanto conteúdo relevante que gostaria de compartilhar (sim, eu tenho uma pauta) e não consegui me dedicar o suficiente a isso, é uma pena.
No entanto, os resultados do ano passado foram muito bons, com o blog crescendo de ~150 visitantes/mês para ~800 visitantes/mês, um aumento de mais de 400%! Ainda não está nem perto do número que quero alcançar, mas é um avanço e tanto.
No ano que passou, consegui publicar estes 10 artigos:
- Como configurar Serverless com AWS Lambda
- Como agendar posts no Jekyll usando a AWS
- Hoje faço 30 anos, eis o que aprendi até aqui
- Criando uma galeria de imagens infinita com JavaScript puro
- 16:9, 4:3, 1:1 - Como criar
- Loaders animados com GSAP - Parte 1
- Loaders animados com GSAP - Parte 2
- Loaders animados com GSAP - Parte 3
- BEM é tudo de bom
- Como funciona a combinação de margens no CSS
Foram poucos, mas acredito que consegui passar pelo menos um pouquinho do meu conhecimento e da minha experiência pra vocês.
Os mais populares foram os tutoriais sobre criação da galeria em JS (2.526 pageviews) e como criar divs responsivas (2.930 pageviews), indicando que eu deveria focar mais nisso em 2020.
Por fim, a última novidade foram as newsletters, que foram prometidas e nunca entregues - sendo esse post o primeiro desde que adicionei essa funcionalidade ao blog.
Se você é um desses pioneiros que se arriscaram a deixar seu email na caixa aqui embaixo, meus agradecimentos.
Enfim, já me alonguei demais para um post que deveria ser só uma pequena atualização sobre o que aconteceu neste último ano por aqui.
Espero que você venha mais vezes, pois esse ano prometo trazer novidades. Porém, estas ficam para o próximo post!